Saúde, Beleza e Bem Estar

Olá, amadas

Hoje eu trago pra vcs dicas e cuidados com a pele do rosto.

Devemos proteger e cuidar da pele desde sempre, ou seja, começando da infância a usar protetor solar e mantendo este hábito até o fim da vida. Lembrando que até em dias nublados o uso o filtro solar é recomendado. Em todo o corpo, não somente no rosto, para evitar manchas e algumas doenças, como o câncer de pele.

Para cada etapa de nossa vida existem cuidados apropriados, é lógico. À medida que vamos envelhecendo devemos ir adicionando diferentes tipos de produtos em nossa rotina.

À partir dos 25 anos, quando já começam a aparecer as primeiras ruguinhas e marcas de expressão, deve-se intensificar os cuidados e usar produtos específicos para retardar os efeitos da idade.

Para garantir uma pele jovem e bonita, é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia. Manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais, beber bastante água e ficar longe do cigarro ajudam a cuidar da pele de fora para dentro. E seguir uma rotina de limpeza e hidratação também ajuda a deixar a pele do rosto com um aspecto saudável e cheio de vida.

Veja algumas dicas para você incluir na sua rotina de beleza. Vale ressaltar que qualquer dúvida que se tenha, é importantíssimo consultar um dermatologista, que lhe poderá receitar o produto mais indicado para o seu tipo de pele, uma vez que cada pessoa possui características e necessidades próprias.

Lave o rosto



Óbvio, e muito importante! Não devemos nos esquecer de lavar o rosto! Duas vezes por dia é fundamental para manter a saúde da pele e evitar o entupimento dos poros, principal responsável pelo surgimento de cravos e espinhas. A primeira lavagem deve ser feita de manhã, eliminando a oleosidade natural produzida durante o sono, e a segunda no fim do dia, retirando poluição, impurezas e a maquiagem.  É recomendado fazer a lavagem com sabonetes especiais que não agridam a pele. Procure por produtos com pH 5,5, que é semelhante ao da pele. Ou use sabonete neutro. Fique atento ainda à temperatura da água que deve ser numa temperatura natural. Evite água muito quente, que remove a camada natural de proteção da pele, favorecendo a oleosidade e, por consequência, a formação da acne. Finalize o processo pressionando uma toalha ou papel contra o rosto sem esfregar para evitar lesões.

Remova a maquiagem



Sim, sim, sim! Dá preguiça? Dá! Mas por maior que ela seja, ao, finalmente, chegar em casa, não deixe de remover toda a maquiagem! Base, corretivo e pó disfarçam imperfeições, mas também podem contribuir para o agravamento delas se o seu rosto não ficar livre do produto algumas horas por dia, principalmente à noite, quando o processo de renovação celular é mais intenso. A maquiagem obstrui os poros e impede a pele de respirar, atrapalhando essa etapa e promovendo o envelhecimento precoce da pele.
Use um demaquilante para rosto e outro específico para a região dos olhos. Maquiagens à prova d’água saem mais facilmente com produtos à base de óleo.
Para finalizar o processo, lave o rosto com o sabonete ideal para a sua pele.

Esfolie

Aplicar um esfoliante uma vez por semana ajuda a remover as células mortas, evita a formação de cravos e deixa a pele pronta para receber o tratamento adequado. Essa etapa é mais indicada para quem tem a pele oleosa. E cuidado com esfoliantes caseiros que podem agredir e lesionar a pele.  O ideal é consultar um dermatologista que poderá indicar o melhor produto para seu tipo específico de pele.

Hidrate

Tanto a pele seca quanto a pele oleosa precisam de hidratação para equilibrar a proteção de sebo. Pessoas com pele oleosa devem preferir produtos oil-free ou em gel, enquanto quem tem a pele seca pode apostar em produtos mais hidratantes.  Aqui vale a dica também de obter recomendação profissional do produto que melhor atenda sua necessidade.
A aplicação do hidratante deve ser antes do filtro solar e da maquiagem. 

Proteja

Vale repetir! Proteção sempre! O sol é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, além de causar doenças sérias, como câncer de pele. Por isso, proteger-se dele diariamente é fundamental para manter a pele sempre jovem e bonita. Aplique pela manhã, depois do hidratante, e reaplique durante a tarde para garantir a eficácia do produto. Caso você use maquiagem durante o dia, existem produtos (base, pó e corretivo) que possuem proteção solar em sua fórmula. Ótima saída para não precisar refazer a maquiagem.

Use máscaras faciais 


Máscaras faciais ajudam a equilibrar a oleosidade da pele e mantê-la com um aspecto saudável e viçoso. No mercado, é possível encontrar produtos para pele oleosa, que promovem o fechamento dos poros, e para pele seca, que aumentam a hidratação. Veja qual deles mais se adequa ao seu rosto e invista. Caso necessário, procure orientação de um bom profissional. 

Invista em Cremes anti-idade 

Como já disse acima, a partir de 25 anos começam a aparecer as temidas rugas! Para completar o tratamento noturno, podemos adicionar os cremes anti-idade. Esses produtos têm tratamentos adequados para cada faixa etária e ajudam a devolver a firmeza à pele, mantendo o rosto longe de rugas, manchas e linhas de expressão. 

É isso aí! Tomando esses pequenos cuidados, certamente você notará significativa melhora em sua pele e retardará os efeitos da idade e agentes externos que prejudicam nossa beleza!

Bjusss e até a próxima!

4 comentários:

  1. Parabéns pelo post..adoreiii...amo cuidar da minha pele tanto qt das unhas💅😘😘😘🔝

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Edigleibe!
      Super necessário cuidar de nosso rosto, né?
      Mas as unhas ainda são minhas preferidas, hehehe
      Bjusss, volte sempre!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Camyla, sua linda!
      Super obrigada pela visita!
      Bjuuuussss

      Excluir